Muito bem pessoal, sabemos que a trilha sonora não é apenas importante mais sim essencial, imagine que ao  ligar o seu video game e colocar o seu jogo preferido não houvesse musica alguma. Calma! Calma! não precisa se desesperar é só uma suposição, é eu sei… é de se desesperar mesmo, porem do mesmo jeito que os gráficos, mídias, consoles e outras coisas evoluem os efeitos sonoros e musicas também evoluem.

Neste post vou falar um pouco sobre trilhas sonoras. Nada melhor que começar falando de seus “itens”

  • Cues: cada trecho de música de um jogo, por menor que seja, é chamado de cue. Fazendo uma analogia com a música popular, ela seria equivalente à faixa de um disco, com a diferença de poder durar apenas alguns segundos.
  • Decupagem: a decupagem, ou spotting em inglês, é o processo que define aonde a música vai estar presente no jogo, de acordo com a cena escolhida.
  • Leitmotif: recurso musical associado à personagens e eventos específicos, empregado de forma recorrente
  • Mickeymousing: é uma técnica de composição onde os movimentos da imagem da tela têm um paralelo sincronizado na orquestração. É freqüentemente associada à desenhos animados (daí o nome), e têm como função exercer um efeito cômico. O mickeymousing é considerada uma técnica controversa.
  • Música original: o termo música original do jogo refere-se à parte musical instrumental composta exclusivamente para determinado jogo. Seu equivalente em inglês é score, traduzido literalmente como partitura.
  • Source music: no jargão da indústria, é a música que tanto os espectadores quanto os personagens do jogo ouvem.
  • Tema: um tema (theme, em inglês) é, em geral, “a parte mais reconhecível em uma obra ou trecho musical”.
  • Temp tracks: uma abreviação de temporary tracks, são peças musicais pré-existentes utilizadas como referência para a composição da música original.

Também gostaria de falar um pouco sobre alguns compositores (pois é as musicas não brotam do chão) em fim, varios compositores se dedicam apenas a industria de games porem não são todos, para os que se interessaram vou deixar alguns compositores e a lista de 20 melhores trilhas sonoras de games

Amon Tobin – Chaos Theory – Splinter Cell 3 Soundtrack (2005)

Crush 40 – Sonic (us bixu fixeru tudu as musica cridita)

Michael Giacchino – Medal of HonorCall of Duty

Grant Kirkhope – Killer Instinct, Donkey Kong Land, Blast Corps, GoldenEye 007, Haze e outros

Masashi Hamauzu – Final FantasySaGa

Norihiko Hibino – Metal Gear Solid(quase todos), Yakuza 2, Zone of the Enders, Rumble Roses XX e outros

Hiroshi Okubo – We Ski, Ace Combat Zero, Tekken: Dark Resurrection, Xenosaga: Episode I  e outros

Hitoshi Sakimoto – Odin SphereDeltora QuestValkyria ChroniclesThe Wizard Of Oz, Muramasa e outros

20- Witchcraft (Silent Hill: Homecoming)
19- Cold Blood (Silent Hill: Homecoming)
18- Main Theme (Legend of Mir)
17- Nate’s Theme (Uncharted: Drake’s Fortune)
16- Battle Theme (Dragon Quest VIII)
15- The Shaping of the World (World of Warcraft)

14- Isle of Quel’Danas (Bombing Run) (World of Warcraft)

13- Battle Theme (Final Fantasy VIII)
12- Battle Theme (Final Fantasy IX)
11- Sword of Fury (Final Fantasy IX)
10- Unforgettable Silhouette (Final Fantasy IX)
9- A Mighty Enemy Appears (Lost Odyssey)
8- Main Theme (Lost Odyssey)
7- Main Theme ( Halo 3)
6- The opened way (Shadow of the Colossus)
5- Transport (World of Warcraft)
4- Argent Tournament Collection (World of Warcraft)
3- Main Theme (MGS 2: Sons of Liberty)
2- Battle Theme (Final Fantasy VII)
1- To Zanarkand (Final Fantasy X)

Wander Luis Thomas de Souza